É Possível Viajar no Tempo? | Sadhguru Português

by - dezembro 27, 2021

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Questionador: Namaskaram, Sadhguru. Sadhguru: Quem está falando? Ah, aqui. Questionador: Se o tempo é relativo, podemos viajar no tempo? Sadhguru: Então, você quer ir para o passado ou para o futuro. Este não é o maior problema do mundo? As pessoas estão viajando no tempo dentro de si mesmas. Elas estão tentando viver o que aconteceu dez dias atrás ou elas estão tentando viver o que pode acontecer depois de amanhã... hum? A viagem no tempo é o maior dos problemas, não busque por isso, isso já é

um grande problema. Agora, isso não é o que você está perguntando. Você quer saber o que aconteceu no passado ou você quer saber o que acontecerá amanhã. Quando ele disse: “Mere bare me kuch bolo", seja o que for... o que ele está me dizendo é "por que você não viaja no tempo para mim e me diz o que acontecerá amanhã", okay? Sim? Essa é a única coisa que ele está perguntando. Então, tenho que usar minhas roupas astrológicas. Veja, se você transcende a sua natureza física, não existe essa coisa

de tempo. Existe, na Índia, nesta cultura, nós temos uma palavra chamada trikala gnani, que significa "aquele que conhece o passado, o presente e o futuro". Isso não significa que ele esteja viajando no tempo, isso é coisa desses filmes de Hollywood, que entendem tudo errado, de forma lógica e literal... O motivo pelo qual estou dizendo isso é que eles estão sempre tentando entender tudo factualmente, literalmente. Quando dissemos que existe um trikala gnani, eles dissera m: "Ah, existe

alguém que vai para o passado, o presente e o futuro". Veja, este momento é a eternidade — eu quero que você saiba. A questão é: você está vivendo na superfície ou você tem uma experiência profunda do que é o agora? O que você pensa que é o passado, o que você pensa que é o futuro ou o que você pensa que é o agora é tudo um acontecimento — eles não são três acontecimentos diferentes. Eles não são três dimensões diferentes ou três espaços geográficos diferentes , nos quais você pode entrar e

voltar. Quando você usa a palavra "viagem", ela sugere movimento, não é? Eu viajo do ponto "A" ao ponto "B", não posso viajar do ponto "A" ao ponto "A", do ponto "A" ao ponto "A", do ponto "A" ao ponto "A" — eu não posso viajar, a não ser que eu esteja dando voltas. Portanto, agora, quando você diz "passado, presente e futuro", você está falando sobre um "A" triplo, entende? É "A", "A", "A", não é "A", "B", "C". Quando dizemos "tempo", na percepção yóguica, a qual, por fim, a física moderna

alcançará algum dia, eu espero, é que o tempo é o aspecto básico da criação. Por causa do tempo, existe gravidade; por causa da gravidade, todo o resto. Neste momento, o problema com a física moderna é que eles entenderam, razoavelmente, as outras forças, mas eles são incapazes de entender o que é a gravidade. A gravidade é a consequência do tempo, não o contrário. Porque existe tempo, existe gravidade. A palavra "tempo", em si, pode nã o evocar essa imagem em sua mente. A palavra em sânscrito

está correta, é kala. "Kala" significa duas coisas: tempo e vazio. Kali — não estou falando sobre a Devi. "Kali" significa o quê? Vazio. "Kala" significa escuridão. "Kala" significa tempo e também significa vazio. Se você tentar falar em um contexto um pouco mais personificado, chamaremos isso de Shiva. Portanto, estamos falando sobre o tempo e o vazio, o tempo e o nada como sendo a mesma coisa. Porque existe tempo, existe c riação. Porque aquilo que chamamos de criação existe, existe

gravidade. Porque, para manter a integridade de um pouco da fisicalidade neste vasto kala, você precisa de alguma força para segurá-la. Então, a gravidade é apenas quando o tempo se curva de uma certa maneira. O tempo, que é o nada, o tempo, que é o vazio, faz uma curva. Quando ele faz uma curva, a dimensão física começa. Se ele não fizer uma curva, o físico não existe. Portanto, quando dizemos processo espiritua l, você está tentando sair da curva, porque qualquer coisa que faz curvas, no final

das contas, acabará em círculos, não é? Então, porque você experiencia o tempo como uma consequência da curva que ele tomou, você está entendendo o tempo como a rotação do planeta, como a rotação da Lua, do Sol e tudo mais. Mas, quando nos referimos a kala, estamos falando sobre o tempo de uma forma mais fundamental, que é o vazio, é o nada, é o espaço vazio, é o tempo. Estamos sempre... o conceito mo derno está falando sobre tempo e espaço como duas coisas diferentes. Estamos falando de tempo e

espaço como sendo uma única coisa. O existencial é a gravidade. A presença não existencial que está lá é kala ou kali ou o vazio ou o tempo ou o que você quiser chamar ou a escuridão — todas essas coisas simbolizam a mesma coisa. Então, se alguém viaja no tempo, ele perdeu o juízo. Sério, eu sei que livros são escritos sobre isso. Nunca acredite, por favor... Eu quero que você entenda, voc ê lança um novo conceito, digamos que uma comunidade científica lança um novo conceito ou, filosoficamente,

algum novo conceito surge. Instantaneamente, haverá cem autores nos Estados Unidos, os primeiros oitenta virão dos Estados Unidos, talvez, hoje em dia, os próximos dez virão da Índia. Eles escreverão livros sobre como eles experienciam esse conceito, que pode nem mesmo existir. Livros de grande valor serão escritos e uma geração crescerá com isso e isso morrerá. A próxima geraç ão nem sequer ouviu falar dos livros que foram conhecidos nos anos 70 e 80, esta geração nem mesmo ouviu falar sobre

aquelas coisas que moldaram completamente a psique daquelas pessoas. Portanto, esse negócio de viagem no tempo, essa experiência de quase-morte de que se tem falado, esses são assuntos populares no momento. Eu aconselharia você a escrever um livro, você venderá bem, ganhará dinheiro, tudo bem. Se isso for para a sua sobrevivência, escreva algo, mas, se você estiver buscando, não se engane com essas coisas em que você ficará perdido. Não faça viagem no tempo, porque você não pode fazer viagem no

tempo. O tempo, como você o conhece, só existe por causa da sua natureza física. Se você realmente deseja conhecer a profundidade do tempo, se você deseja conhecer o kala, que mantém tudo unido, que mantém tudo em seu colo, você deve se distanciar de sua natureza física. Daí você conhece kala não como três, mas como três "As" sobrepostos uns sobre os out ros, não "A", "B", "C". Sendo assim, você não vai tentar viajar. Você fará mudanças dimensionais dentro de si mesmo, e não uma compreensão

psicológica do tempo. O que aconteceu ontem é um tempo, o que está acontecendo agora é outro tempo, o que pode acontecer amanhã é outro tempo— não nesse contexto. Eles não são três coisas separadas. Na verdade, o que aconteceu ontem — se você se sentar aqui e imaginar tudo aquilo, tudo aquilo vai acontecer agora, não é? Sim? O que poderá vir a acontecer amanhã, se você se sentar aqui, se você tiver uma imaginação poderosa o suficiente, isso vai acontecer agora mesmo. É por isso que as pessoas

estão sofrendo algo que aconteceu dez anos atrás e algo que poderá vir a acontecer depois de amanhã, certo? Elas estão desfrutando e sofrendo por coisas que não existem. Portanto, se você tentar fazer uma viagem no tempo, você vai perder o juízo e pensar que está experienciando algo. O drama psicológico que você cria, na forma de

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